Contraste Imagens – Thelma Vidales

A Contraste Imagens é uma iniciativa que procura atender a uma demanda do mercado por profissionais que imprimam um olhar diferenciado. Seus projetos empregam conhecimento artístico e sensibilidade. Direção Thelma Vidales



Sobre

Contraste Imagens

Missão
Surpreender as expectativas dos clientes com ética e comprometimento e trabalhar a fotografia de forma técnica e artística, como ferramenta de autoestima e de registro da memória.

Visão
Ser uma referência em fotografia como ferramenta artística e documental, atendendo grandes corporações ou pessoas, sempre com o mesmo profissionalismo.

A Empresa

A Contraste Imagens é uma iniciativa que procura atender a uma demanda do mercado por profissionais que imprimam um olhar diferenciado. Seus projetos empregam conhecimento artístico e sensibilidade. Todos os trabalhos são conduzidos com ética e profissionalismo.
A empresa atende grandes e pequenas corporações que querem registrar suas atividades, funcionários e instalações, bem como, pessoas físicas, que busquem na fotografia a reafirmação da autoestima.

 “Um fotógrafo não faz uma fotografia apenas com sua câmera, mas com os livros que leu, os filmes que assistiu, as viagens que fez, as músicas que ouviu, as pessoas que amou.” Ansel Adams

A fotógrafa

Há 15 anos, Thelma Vidales atua no mercado fotográfico, onde teve experiências em vários segmentos. Iniciou sua carreira fotografando off road. Desde o começou, seu trabalho imprimiu um olhar que ia além do simples registro, abrindo o campo para documentar a natureza, as comunidades, as pessoas. Com esse foco, realizou dois ciclos de exposições sobre regiões brasileiras, destacando a Chapada Diamantina (BA) e região Centro Oeste, cujo intuito foi a valorização da comunidade em torno de pontos turístico naturais.

A partir daí amadureceu ainda mais seu trabalho e sua percepção em retratar pessoas e documentar lugares. Essa experiência abriu seu campo profissional para o mundo corporativo, dando oportunidades para registrar a rotina da equipe brasileira na Estação Comandante Ferraz, na Antártida e a primeira viagem da comandante Hildelene Bahia, primeira mulher a se tornar comandante da Marinha Mercante Brasileira. Além de coberturas especiais com os presidentes Luiz Inácio da Silva e Dilma Rousseff.

Em sua trajetória profissional também vale destacar projetos coletivos, como a publicação de um livro fotográfico que apresentou um universo único do Saara (comércio popular, no Rio de Janeiro). E o projeto “Novos Rumos”, onde registrou a viagem de um grupo com necessidades especiais nas capitais da Copa de 2014, para desenvolver um documentário sobre turismo acessível. O blog do projeto foi alimentado com suas fotografias e textos.

Thelma também tem aprimorado seus estudos no sentido de desenvolver um trabalho mais autoral e voltado para a utilização da fotografia como ferramenta de valorização da autoestima e, até mesmo, complementando tratamentos terapêuticos. No âmbito corporativo a fotografa conduz seu trabalho como facilitadora para integração entre novas equipes.
Conheça mais sobre sua carreira:

- Instrutora de fotografia da Faculdade Federal de São Joao Del Rei, durante o festival de inverno de 2002;

- Cobertura da Cerimônia de Primeiro Corte do Aço para os navios do Programa de Expansão da Frota da Transpetro (Promef), com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 2007;

-Documentação da rotina dos pesquisadores e troca de comando na Estação Brasileira Comandante Ferraz, na Antártida, em 2008;
-Registro do projeto apoiado pela Petrobras de atendimento médico aos ribeirinhos da região amazônica, em 2008;

-Primeiro embarque da primeira comandante mulher da Marinha Mercante Brasileira – durante 13 dias – a bordo do Navio Carangola, que fez o trajeto do Rio de Janeiro até o Porto de Manaus, em 2009;

-E em 2012, acompanhou a tripulação do navio João Cândido na viagem inaugural do petroleiro durante 17 dias;

-Cobertura do Rock In Rio 2011, trabalhando durante todo o evento para a assessoria de imprensa do Rock In Rio;

-Em 2013, registro do lançamento da peça do submarino nuclear brasileiro na Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados), com a presença da presidente Dilma Rousseff;

Exposições:

-Primeira Mostra Fotográfica GIF 2014, projeção no memorial Getúlio Vargas

- FotoRio 2013, Exposição Stripers A sedução latente

-Mola 2009 com o ensaio Introspectivo – Circo Voador – 2009

-S.A.A.R.A. Carioca – Galeria do Convento, Rio de Janeiro – 2009

-Arteria 2007 como artísta convidada do Brasil. Exposição de Artes na Espanha – 2007

- Feira Cultural de Fotografia com imagens de off-road. Museu da República (RJ) – 2007

- Mostra multimídia sobre o Projeto Caçadora de Imagens. Galeria Art Clara (RJ) – 2005

-Brasil – Região Centro-Oeste. Shopping Nova América – Abril/2001, Plaza Shopping de Niterói – Julho/2001, Aeroporto Santos Dumont – Fevereiro/2002 e Aeroporto Internacional do Rio – Março/2002.

-Brasil – Chapada Diamantina. Shopping Nova América (RJ) – Dezembro/2002 a Janeiro/2003, Lavras Shopping (MG) – Junho/2003, 16º Inverno Cultural – Universidade Federal de São João Del Rei (MG) – Julho/2003, Estação do Metrô Carioca (RJ) – Outubro/2003, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RJ) – Fevereio/2004, Hard Rock Café (RJ) – Maio/2004 e Hillel (RJ) – Exposição e Palestra – Agosto/2004.

.